top of page

PONTO ZERO DO REFÚGIO

Criado em 2021, pelo jornalista e ativista dos direitos humanos sírio Anas Obaid e pelo educador e produtor cultural brasileiro Ivan de Melo, o Ponto Zero do Refúgio é um coletivo independente que atua na produção de atividades culturais e socioeducativas visando a promoção e proteção dos direitos humanos da população em situação de refúgio no Brasil. A convite dos produtores da exposição "Visíveis e Invisíveis: Guerras, Exílios e Vivências", o coletivo desenvolveu uma programação de atividades de mediação para instigar questionamentos acerca das imagens que compõem a exposição. 


Para saber mais acompanhe o perfil do Ponto Zero do Refúgio no Instagram 

PROGRAMAÇÃO

829d70f8-383d-47a2-9fe6-3a5e1625549b.jpg

Encontro I – Roda de conversa: "Visíveis e Invisíveis: guerras, exílios e vivências"


A sessão acompanhará a abertura da exposição homônima na UNICAMP. Após a cerimônia formal, o coletivo Ponto Zero do Refúgio fará uma apresentação que reflete sobre o contexto das temáticas do refúgio e dos direitos humanos desde a segunda metade do século XX até os dias atuais no Brasil e no mundo. Segue a isso uma proposta de reflexão em torno das fotografias de guerra, da produção e circulação de imagens e dos atos de leitura. O coletivo encerra a atividade convidando para uma conversa sobre os pontos abordados a ativista, empreendedora e comunicadora social guineense Benazira Djoco, o historiador e empreendedor sudanês Mohammed Taha Ahmed Abdalla e a professora colombiana Mônica A. C. Londono. Haverá ainda um momento para perguntas do público.

 

Mediação:
Anas Obaid e Ivan de Me
lo


Data:
18 de março de 2024

Horário:

14:00hrs

Local:

Anfiteatro da FDRP​

Inscreva-se para receber atualizações (não é obrigatório)

https://forms.gle/PpWTXzoKXnisAx6F8

AAAABbdzzvsrTPhRA5HGfigxfXHmDC5TORTfFObfXrSauaTZPG0UTJWW2OFgZ7P2M5vSSYIor76RnCvFVSyDDaOQuI

Encontro II – Ficções, realidades, narrativas: O caso Sérgio Vieira de Mello

 

A partir de fragmentos do filme Sérgio (Dir. Greg Barker, 2020) o coletivo Ponto Zero do Refúgio conduzirá uma conversa acerca da atuação humanitária de Sergio Vieira de Mello na mediação de conflitos internacionais, assim como o episódio que envolveu a sua morte precoce. Com um olhar mais atento à história da guerra iraquiana, serão levantados questionamentos acerca da construção e do poder das narrativas na relação Ocidente e Oriente. O coletivo também convida para uma conversa a Profa. Dra. Ana Carolina Maciel, presidenta da Cátedra Sergio Vieira de Mello - UNICAMP/ACNUR e a empreendedora e enfermeira iraquiana Haifa Ali Hussein.

 

Mediação:
Anas Obaid e Ivan de Melo

Data:
À definir

Horário:

À definir

Local:

À definir

 -

 

bottom of page